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Convocatória Assembleia Geral SCMA - 5 de Novembro de 2018 - download

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Património SCMA - download

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área reservada

Terceira Idade

 

3ª Idade

 

 

 

 

 

Lar

A resposta social Lar de Idosos consiste num alojamento coletivo para pessoas com idades correspondentes à idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de risco de perda de autonomia.

Serviços prestados:
Alojamento;
Alimentação;
Cuidados de Higiene e Conforto Pessoal;
Lavagem e Tratamento de roupas;
Cuidados Médicos e de Enfermagem;
Apoio Social e Psicológico;
Animação Sócio–Cultural;
Conforto Espiritual;
Apoio em Deslocações ao Exterior.

 

 

Centro de Dia

A resposta social Centro de Dia consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, promovendo a autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

Serviços prestados:
Alimentação
Cuidados de Higiene e Conforto Pessoal
Lavagem e Tratamento de Roupas
Cuidados Médicos e de Enfermagem
Apoio Social e Psicológico
Animação Sócio-Cultural
Conforto Espiritual
Apoio em Deslocações ao Exterior

 

 

Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social que se destina a cidadãos com perda de autonomia que vivendo no seu domicílio normal, têm acesso à satisfação de necessidades básicas e específicas, e apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana.

 

Os serviços prestados:

Alimentação
Cuidados de Higiene e Conforto Pessoal
Lavagem e Tratamento de roupas
Higiene Habitacional
Apoio Social e Psicológico
Animação Sócio-Cultural
Conforto Espiritual
Apoio em Deslocações ao Exterior

 

 

Cantinas Sociais

Constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito da Programa de Emergência Social, que tem como objetivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições. Tem capacidade para servir 100 refeições diárias, em parceria com as outras IPSS’S do concelho.

 

 

Infância

 

Infância

 

 

 

 

 

Creche

A primeira infância constitui um período fundamental na vida e no desenvolvimento de qualquer criança.
É nestas idades (3 aos 36 meses) que a criança forma a sua personalidade, tem os seus primeiros contactos com o mundo que está para além do seu meio familiar. As primeiras palavras, os primeiros passos, os primeiros amigos, etc.

 

Objetivos gerais da Creche:

Promover a integração e adaptação da criança;
Criar laços afetivos com a criança;
Respeitar a individualidade e o ritmo de cada um;
Promover a interacção escola/família;
Ajudar a criança a tomar consciência de si própria;
Promover a socialização;
Promover a autonomia da criança;
Estimular o desenvolvimento físico, a coordenação motora, e o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e da linguagem;
Encorajar a criança, gradualmente, a desenvolver a sua capacidade para “estar” com os adultos, com as outras crianças, com objetos;
Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afectiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global;
Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;
Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detectadas.

 

 

Pré- Escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação e destina-se às crianças com idades entre os 3 e os 6 anos de idade.
A educação pré-escolar visa o desenvolvimento integral da criança e tem características próprias que a distinguem dos outros níveis de ensino.

 

Objetivos gerais do pré-escolar:

Promover o desenvolvimento pessoal da criança, com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de Educação para a Cidadania;
Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
Estimular o desenvolvimento global de cada criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade, e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

Actividades extracurriculares:
Música para bebes;
Expressão musical;
Expressão física-motora;
Adaptação ao meio aquático.
Apoio à Família:
Horário alargado das 07h30 às 19h15.
Funcionamento normal nas épocas de férias escolares.
Acompanhamento individualizado às crianças durante as refeições.

 

 

CATL

Um Centro de Atividades de Tempos Livres – CATL, pretende ser um espaço de apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo, promovendo atividades diversificadas e alternativas às atividades escolares. Proporcionando também nas férias escolares, atividades de enriquecimento cultural e recreativo.

Os grupos do CATL são organizados de forma vertical contando com uma heterogeneidade geracional e cultural. Há um clima de livre expressão das crianças que aposta sobretudo nas experiências de vida, nas opiniões e ideias, proporcionando assim o caminho para a autonomia, intervenção da criança e a criação de um clima de entreajuda entre mais velhos e mais novos.

 

Objectivos do CATL:

▪ Ser promotor das aprendizagens e competências da criança, desafiando a sua curiosidade e possibilitando-lhe experiências de descoberta e acção/experimentação activa;
▪ Permitir que a criança se sinta segura e confiante no espaço em que está inserida;
▪ Permitir que as crianças compreendam a organização da sala, de forma a serem autónomas e independentes num espaço que é delas;
▪ Ser um espaço onde se promove a autonomia, sentido de responsabilidade, iniciativa, e tomadas de decisão;
▪ Promover o pensamento crítico, o raciocínio e resolução de problemas de ordem emocional, racional e social.

 

 

Apoio Escolar

O apoio escolar é um momento privilegiado destinado a promover e desenvolver competências que permitam ao aluno aprender a aprender.

 

Tem como objetivos:

▪ Apoiar os alunos nos seus trabalhos de casa;
▪ A promoção de metodologias e hábitos de trabalho que favoreçam a autonomia;
▪ Desenvolver a capacidade de aprender;
▪ Promover atividades que permitam a aquisição de métodos e técnicas de trabalho e estudo;
▪ Estimular a leitura;
▪ Desenvolver competências de consulta e utilização de diversas fontes de informação;