documentos

Convocatória Assembleia Geral SCMA - 5 de Novembro de 2018 - download

Compromisso SCMA - download

Regulamento Eleitoral - download

Património SCMA - download

Contas de Gerência - download

 

área reservada

Breve Resenha Histórica | Santa Casa da Misericórdia de Ansião

Apesar de não existir qualquer documento escrito, em arquivo, relativamente à data da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Ansião, devido a um incêndio que destruiu toda a documentação de mais de um século de vida, temos alguns registos arquitectónicos e legendas gravadas que nos permitem afirmar que esta instituição já existia no início do século XVIII (1702).

Documentam os registos disponíveis que a partir de 1834 a Misericórdia de Ansião desenvolveu uma actividade meritória, análoga a todas as suas congéneres do País.

Para além de todas as actividades de carácter social e religioso, destacou-se o serviço prestado pelo seu hospital (pequeno) que cessou a sua actividade nos meados do século XX.

 

Como era uma Misericórdia de parcos recursos materiais, mergulhara num período de inactividade só interrompido após o 25 de Abril com a abertura de um Infantário em Novembro de 1987, com capacidade para 80 crianças. Actualmente existe um novo edifício, construído ao abrigo do Programa Pares, que tem capacidade para 111 crianças, de referir que este novo equipamento, possui:

2 Salas de Berçário, cada uma, com capacidade para 8 crianças;
2 Salas de 1 ano, cada uma, com capacidade para 10 crianças;
2 Salas de 2 anos, cada uma, com capacidade para 15 crianças;
1 Sala de 3 anos com capacidade para 21 crianças;
1 Sala de 4/5 anos com capacidade para 24 crianças.

 

Em 1990, entrou em funcionamento o Lar de Idosos que aloja actualmente 41 residentes, presta Apoio Domiciliário a 42 utentes e recebe ainda em Centro de Dia 20 utentes.

Em 1996 foi criado o Centro de Atividades de Tempos Livres que acolhe 25 crianças sem almoço.

Em 2012 abre uma nova resposta social, Cantina Social, com capacidade para servir 100 refeições diárias, em parceria com as outras IPSS’S do concelho.

 

Para prestar todos os serviços a Instituição tem ao seu serviço 57 trabalhadores.

Presta ainda um serviço social à população através da sua capela mortuária, única em Ansião.

A Santa Casa da Misericórdia de Ansião é ainda parceira na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), na Rede Social e tem um acordo atípico com a Segurança Social que conta com uma Técnica de Serviço Social.